Livestock Research for Rural Development 18 (6) 2006 Guidelines to authors LRRD News

Citation of this paper

Avaliação de diferentes suplementos sobre ganho de peso e aspectos reprodutivos, em novilhas nelores

S Vieira Peixoto, A R Pacheco, R N Ferreira, E Reuter de Oliveira*, G Fleury Orsine* e E Alves Costa*

ICB/UFG - CP 131, Goiânia, Brasil
nassar@icb.ufg.br
* EV/UFG - CP 131, Goiânia, Brasil
reuter@vet.ufg.br


Resumo

Objetivou-se avaliar os efeitos de diferentes suplementações quanto ao parâmetro idade a puberdade em novilhas de corte. Foram utilizadas 300 fêmeas bovinas, da raça Nelore, com idade média de sete meses e peso médio inicial de 186 kg, manejadas sob pastejo contínuo em cinco piquetes formados com capim Brachiaria brizantha Hochst. Stapf, em sistema rotacionado com troca a cada 15 dias. Foram fornecidos suplementos a cinco grupos, constituindo os tratamentos: Sal mineralizado com 30% de uréia (SMU) na quantidade de 0,05% do peso vivo; suplemento mineralizado com uréia (SMUC) na quantidade de 0,05% do peso vivo adicionado de 1 kg de caroço de algodão; suplemento mineralizado com proteína (SMP) na quantidade de 0,1% do peso vivo; suplemento mineralizado com proteína acrescido monensina sódica (SMPM), na quantidade de 0,1% do peso vivo e concentrado (CONC) na quantidade de 1% do peso vivo durante todo o período. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado, com cinco tratamentos, 60 repetições, sendo a unidade experimental representada por cada animal.

Observou-se diferença significativa (P<0,05) no ganho de peso médio diário, ganho médio de peso total e para a pontuação da avaliação dos ovários. O comportamento do tratamento CONC representou, de forma isolada, melhores respostas em relação aos demais tratamentos propostos. Isto pode ser justificado pelo fato desta suplementação apresentar em sua formulação mais energia, proteína e minerais e de um equilíbrio entre os nutrientes. Conclui-se que o fornecimento de suplementação completa resultou em melhores respostas às variáveis estudadas.

Palavras-chaves: Desempenho animal, Nelore, nutrição, reprodução, suplemento.



Evaluation of different supplements on weight gain and reproductive aspects of Nelore heifers

Abstract

This research aimed to evaluate the effects of different mineral supplements in relation to the age at puberty in beef heifers. Three hundred bovine females of the Nelore breed were used, with a mean age of seven months and mean initial weight of 186 kg, managed under continuous grazing in five paddocks established with Brachiaria brizantha Hochst. Stapf grass, on a rotation system with changes every 15 days. Supplements were provided to five groups, consisting of the following treatments: mineralized salt with 30% urea (SMU) at the rate of 0.05% live weight; mineralized supplement with urea (SMUC) at the rate of 0.05% live weight, plus 1 kg/day cottonseed; mineralized supplement with protein (SMP) at the rate of  0.1% live weight; mineralized supplement with protein and sodium monensin (SMPM) at the rate of 0.1% live weight; and concentrate (CONC) at the rate of 1% live weight during the entire period. A completely randomized design was adopted, with five treatments and 60 replicates; each animal represented one experimental unit.

Significant differences (P<0.05) were observed for mean daily weight gain, mean total weight gain, and ovary evaluation score. The behavior of the CONC treatment represented better responses in relation to the other treatments.

It is concluded that the administration of complete supplementation resulted in better responses to the variables under study.

Key words: Animal performance, Nelore, nutrition, reproduction, supplement


Introdução

A reprodução e a nutrição são dois aspectos primordiais na bovinocultura, pois representam de uma forma geral o lucro e o custo, respectivamente. Dessa forma, busca-se antecipar ao máximo a fase reprodutiva dos animais objetivando um giro acelerado do capital investido. Por outro lado, a nutrição representa importante fator tanto como meio de produção, quanto no aspecto fisiológico, podendo contribuir de forma positiva ou mesmo negativa quando manejada de forma incorreta.

Inúmeros fatores influenciam o desenvolvimento reprodutivo em novilhas de corte, dentre os quais destaca-se a má nutrição, retardando o estabelecimento da puberdade conforme descritos por Hafez and Jainudeen (1995) e Stabenfeldt and Edqvist (1996). Para Hess (2002), a puberdade em novilhas de uma forma geral, é determinada pela genética e por diversos fatores ambientais (nutrição e estação do ano). Hafez and Jainudeen (1995) cita que em geral, qualquer fator que diminua a taxa de crescimento, impedindo assim a expressão de todo o potencial genético, atrasa a puberdade. Acrescenta ainda que a forma mais simples sobre como a genética influencia a puberdade é comparar a idade média à puberdade entre as diversas raças de uma mesma espécie, como o seguinte exemplo: a idade à puberdade em bovinos europeus de aptidão leiteira varia de oito a 11 meses, dez a 15 meses nos bovinos de aptidão para corte e 17 a 27 meses nos bovinos zebuínos. A idade ao primeiro parto registradas para os rebanhos nacionais, segundo um coletânia de dados publicados por vários autores e adaptado por Najera (1990) descreve valores médios de para raça nelore de 43,48 meses, guzerá de 43,12 meses, indubrazil de 47,49 meses e da raça gir de 48,16 meses.

Outro aspecto valioso no que concerne à precocidade animal está relacionado ao fato de que animais precoces terem uma vida reprodutiva maior, o que resulta conseqüentemente em maior produção de bezerros e menor taxa de descarte de vacas, gerando uma rentabilidade maior na atividade.

De acordo com Pereira (2000), grande parte do rebanho bovino brasileiro é constituída de fêmeas jovens de um a três anos de idade. Conforme Fries (1998), para cada 1000 vacas em produção existem cerca de 800 em recria, o que representa de pelo menos a metade da área ocupada por esses animais. Conseqüentemente, a quantidade de área e custo de mantença na recria de fêmeas são consideráveis.

Segundo Pereira (2000), a formação de fêmeas para reposição representa um momento crítico na bovinocultura de corte, na qual cita-se que a idade média ao primeiro parto, no Brasil, está acima de 40 meses de idade, sendo atribuída como principal causa a essa situação, a alimentação inadequada. A baixa produção de forrageiras durante o inverno, na região Centro-Oeste, tem sido apontada como um dos fatores que mais contribui para a baixa produtividade dos rebanhos (Bressan et al 1999). Assim sendo, a estacionalidade na produção de forragens, devido ao manejo adotado, vem dificultando a viabilidade econômica da atividade pecuária.

Segundo Santos et al. (2004) ao longo do ano, ocorrem oscilações na produtividade, sendo a primavera e o verão, as estações de alta produção forrageira, enquanto que no outono e no inverno, a produção de forrageiras reduz em aproximadamente 80%. Estas variações, no sistema extensivo de criação, influenciam o desenvolvimento dos animais contribuindo para que o crescimento ponderal oscile entre ganho, mantença e perda. Nestas épocas, a qualidade da forragem varia, havendo a necessidade de adotar a suplementação como estratégia. Segundo Galati and Ezequiel (2004), o bovino necessita consumir na dieta em torno de 7% de proteína bruta para que a atividade microbiana e fermentativa que ocorrem no rúmen sejam mantidas. Caso isto não ocorra, tem-se como conseqüência uma queda no consumo, na digestão da forragem e diminuição no desempenho animal. Assim, a suplementação de animais em pastejo, com suplementos mineralizados protéico ou protéico energético durante a época de baixa disponibilidade de forragem, têm como objetivo auxiliar no atendimento da exigência mínima de proteína bruta no rúmen além de fornecer minerais como cálcio, fósforo, magnésio, sódio, cobre e zinco, dentre outros.

Em muitos sistemas de produção de ruminantes, que tem como base o uso de pastagens, os nutrientes suplementares são necessários para se obter níveis aceitáveis de desempenho animal. Um desafio constante é predizer com eficiência o impacto que a suplementação terá no desempenho animal. Uma estratégia de suplementação adequada seria aquela destinada a maximizar o consumo e a digestibilidade da forragem disponível. Contudo, deve-se ter em mente que o suplemento não deve fornecer nutrientes além das exigências dos animais, Patterson et al. (1994). O objetivo do presente trabalho foi de avaliar o efeito de suplementação mineral com uréia, suplementação mineral com proteína verdadeira, suplementação mineral com proteína verdadeira e ionóforo e concentrado protéico/energético quanto ao parâmetro idade à puberdade em novilhas Nelore.


Material e métodos

O experimento foi realizado na Fazenda Bandeirantes, localizada no município de Sandolândia - TO, no período de 26 de junho de 2003 a 30 de abril de 2004.

A precipitação pluviométrica foi de 169,79 mm de média durante o período experimental, com ciclos bem definidos, sendo os meses de verão quentes e chuvosos e os de inverno com temperaturas moderadas, mas bastante secos.

Foram utilizadas 300 fêmeas bovinas, da raça Nelore, com idade média de sete meses e peso médio inicial de 186 kg. Os animais, após período de adaptação de 30 dias, foram manejados sob pastejo contínuo em cinco piquetes formados com capim Braquiarão (Brachiaria brizantha Hochst. Stapf), em sistema rotacionado com troca a cada 15 dias, tendo livre acesso às suplementações. O fornecimento dos suplementos ocorria diariamente no período da manhã, em cochos descobertos, conforme cada tratamento proposto. O manejo sanitário dos animais constou de vacinação contra, aftosa e clostridioses e desverminação estratégica.

Em cada grupo foram colocados dois touros da raça Nelore, com o intuito de promover indução precoce do cio e fecundarem as fêmeas aptas à reprodução, permanecendo juntos às mesmas ao longo do período experimental.

O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado, com cinco tratamentos, 60 repetições, sendo a unidade experimental representada por cada animal, escolhidos de forma aleatória, objetivando prevalecer a homogeneidade entre os mesmos. Em seguida foram distribuídos conforme esquema abaixo:

▪ O grupo I recebeu sal mineralizado com 30% de uréia (SMU) na quantidade de 0,05% do peso vivo.

▪ O grupo II recebeu suplemento mineralizado com uréia (SMUC) na quantidade de 0,05% do peso vivo adicionado de 1 kg/d de caroço de algodão.

▪ O grupo III recebeu suplemento mineralizado com proteína (SMP) na quantidade de 0,1% do peso vivo.

▪ O grupo IV recebeu suplemento mineralizado com proteína acrescido monensina sódica (SMPM), na quantidade de 0,1% do peso vivo.

▪ Para o grupo V, foi fornecida concentrado (CONC) na quantidade de 1% do peso vivo durante todo o período.

As composições de cada suplemento utilizado estão dispostas na Tabela 1.


Tabela 1. Composição e níveis de garantia dos suplementos e ração

Composição

Níveis de Garantia

SMU

SMUC*

SMPM

SMP

CONC**

Proteína bruta (Máx.), %

56

22

53

53

18

NDT, %

-

80

-

-

72

EE, %

-

12

-

-

    2,5

FB, %

-

15

-

-

 7

N.N.P

90g

-

-

-

-

Cálcio

79g

0,25%

50g

50g

1,3%

Fósforo

40g

0,59%

30mg

30mg

0,65%

Sódio

131g

-

37g

37g

-

Magnésio

22g

-

-

-

0,30mg

Enxofre

19,60g

-

20g

20g

-

Zinco

2.370mg

-

1.051mg

1.051mg

75mg

Cobre

575mg

-

500g

500g

20mg

Manganês

-

-

153g

153g

49mg

Cobalto

16mg

-

30g

30g

0,60mg

Iodo

47mg

-

53mg

53mg

1mg

Selênio

22,50mg

-

5mg

5mg

0,16mg

Flúor (Máx.)

400mg

-

300g

300g

-

Monensina sódica

-

-

600mg

-

-

*SMUC Caroço de algodão utilizado em associação com sal mineralizado com uréia.
**CONC: Concentrado para bovinos em crescimento a base de milho moído, farelo de soja, farelo de trigo, fosfato bicálcico, calcário calcítico, sal comum, premix mineral e vitamínico


As pesagens, sem jejum prévio dos animais foram realizadas em períodos irregulares, considerando a época do ano e desempenho dos animais no período e também em função do manejo.

A avaliação reprodutiva, realizada no mês de março de 2004, foi efetuada por meio de exame ginecológico utilizando palpação transretal. Foram avaliados os seguintes parâmetros:

A - Tamanho de ovário

B - Textura do ovário

Foi proposto neste estudo uma escala de pontuação para variáveis útero e ovário considerando o tamanho e a textura baseando-se nas descrições de Hafez and Jainudeen (1995) e Stabenfeldt and Edqvist (1996) para facilitar a análise estatística dos parâmetros ginecológicos, conforme demonstrado na tabela 2 abaixo:


Tabela 2.  Pontuação das variáveis ginecológicas

Variáveis ginecológicas

Pontuação

Ovário pequeno e liso

0

Ovário normal e liso

0,5

Ovário funcional com CA

1,0

Presença de CL ou FL

3,0

Presença de CL ou FL + prenhes positiva

7,0


Os animais ao serem avaliados recebiam as respectivas notas, que eram somadas. Quanto maior a pontuação melhor estado reprodutivo.

Para análise estatística, os dados foram apresentados como médias e as diferenças, entre os tratamentos, detectadas por meio da análise de variância (ANOVA) seguida pelo teste de Tukey, ao nível de significância (P<0,05) (Sokal and Rohlf 1981), com auxílio do programa: Sistema de Análise Estatísticas e Genéticas - SAEG (Ribeiro Júnior 2001).


Resultados e discussão

Avaliação do desempenho

Conforme a Tabela 3, verifica-se que o tratamento CONC representou, de forma isolada, melhor média para ganho de peso total e ganho de peso médio diário em relação aos demais tratamentos propostos.


Tabela 3.  Médias do ganho de peso diário (GMD) e do ganho de peso total (GPT) dos animais (kg)

 

Parâmetros

Tratamentos

CONC

SMPM

SMP

SMUC

SMU

GMD

0,459a

0,329b

0,308bc

0,299c

0,281c

 

GPT

117a

83,9b

78,4b

76,4c

71,8c

 

*Valores seguidos por mesma letra na mesma linha não diferem estatisticamente pelo teste de Tukey (P<0,05)

 


Isto pode ser justificado pelo fato desta suplementação ter sido elaborada de forma mais completa, no que diz respeito à proteína e energia, conforme demonstra o Tabela 1. Dessa forma, ficou assegurada uma melhor condição ao desenvolvimento dos animais desse grupo. Segundo Zervoudakis et al. (2002) o uso de concentrado e sal mineral na suplementação de novilhas (CONC), pode proporcionar 30% a mais no ganho médio diário dos animais, quando comparados entre si. Os autores atribuíram tal diferença ao fato de que o maior consumo de proteína e a maior proporção de amônia ruminal ocasionou maior digestão da forragem pelos microrganismos ruminais, propiciando conseqüentemente maior consumo de forragem pelos animais suplementados, quando comparado ao desempenho dos animais testemunha que receberam sal mineral.

Em relação aos tratamentos com sal e uréia, foi observada diferença significativa no ganho médio diário e ganho de peso total dos animais que receberam SMPM em relação aos que receberam SMU e SMUC a despeito do resultado encontrado por Goodrich et al. (1984), que não acharam efeitos notáveis sobre o ganho de peso de animais tratados com monensina.

A ação da monensina se verifica através dos seguintes processos: modificação da produção de ácidos graxos voláteis, ingestão de alimentos, digestibilidade dos alimentos, utilização das proteínas, enchimento e taxa de passagem no rúmem entre outros. Para Machado and Madeira (1990), o uso de ionóforos (monensina sódica) adicionado em suplementos é justificado pelo fato de provocar alteração na população microbiana do rúmem. Assim, obtém-se uma modificação no padrão de fermentação dos alimentos originando produtos utilizados com maior eficiência ou que alteram o perfil hormonal dos animais, conduzindo os nutrientes para fins produtivos. Conseqüentemente, a disponibilidade de nutrientes para o animal estará aumentada favorecendo o ganho de peso do mesmo. Kone et al. (1989) avaliaram os efeitos da monensina in vitro e in vivo e observaram uma significativa redução na relação acetato/propionato. Bines and Hart (1984) relataram que o aumento na taxa de propionato acarreta um aumento na secreção de insulina que, conforme Exton (1979) é a responsável pelo estímulo da lipogênese e conseqüentemente pela engorda dos animais.

Os resultados (Tabela 3) para ganhos médio diário encontrado para a suplementação mineral protéica foram superiores aos verificados por Paulino (1999) que suplementou novilhos Nelore durante o período da seca com mistura de minerais e fubá de milho, minerais e milho desintegrado com palhas e sabugo e minerais com farelo de trigo.

As figuras, 1 e 2 ilustram o comportamento do ganho de peso total e ganho médio diário, respectivamente. Na figura 2 verifica-se que o ganho médio diário foi menor no mês de setembro. Este comportamento pode ser atribuído a possíveis falhas no arraçoamento devido ao fato da troca de tratadores, durante este período. Nesta mesma figura, nota-se também um decréscimo do ganho médio diário a partir do mês de janeiro, que pode ser atribuído à ingestão inadequada das suplementações, em função das perdas de suplemento ocorridas, em virtude dos cochos serem descobertos, durante o período chuvoso.


Figura 1.  Ganho de peso total (GPT) dos animais submetidos a diferentes suplementações.

 

Figura 2.  Ganho de peso médio diário (GMD) dos animais submetidos a diferentes suplementações.


Avaliação reprodutiva

Os dados médios da avaliação dos ovários para cada tratamento estão dispostos na figura 3.


Figura 3.  Média da avaliação dos ovários, em novilhas Nelore, suplementadas com diferentes tratamentos


A média de pontos alcançada pelo tratamento CONC foi superior as médias atingidas pelos demais tratamentos (P<0,05) conforme apresentado na Tabela 4 a seguir:


Tabela 4.  Médias de pontos da variável ovário

Parâmetro

Tratamentos

CONC

SMP

SMPM

SMUC

SMU

Médias de Pontos

2,30a

1,25b

1,06bc

0,750bc

0,545c

*Valores seguidos por mesma letra na mesma linha não diferem estatisticamente (P>0,05) pelo teste de Tukey


Pelos resultados encontrados, entende-se que o CONC foi o suplemento mais completo uma vez que contém em sua formulação mais energia, proteína e minerais, ao contrário dos demais suplementos que apresentam restrição quanto a alguns nutrientes de forma quantitativa ou mesmo qualitativa. Assim, as novilhas alocadas no tratamento CONC apresentaram melhores atividades ovarianas Tabela 4.

Segundo Hafez and Jainudeen (1995), uma nutrição inadequada promove redução no cio por depressão na atividade ovariana causada pela inibição da liberação pulsátil de LH (hormônio luteinizante) e isto ocorre com mais freqüência em fêmeas jovens em crescimento do que em adultas, provavelmente devido ao desvio de nutrientes que é maior nesta categoria. A ausência de ciclo reprodutivo impede que seja liberado o FSH (Hormônio Folículo Estimulante) pelo hipotálamo. O hipotálamo responde a um adequado índice de condição corporal do animal, como também, níveis de nutrientes no organismo, principalmente energia, que representam reservas nutricionais.

Dentre os possíveis fatores nutricionais capazes de afetar o crescimento folicular pode-se citar: teor de proteína da dieta (Garcia-Bojalil et al 1994), nível de vitamina A (Shaw et al., 1995), teor de gordura (Thomas et al 1997), condição corporal e o nível de energia na dieta (Nolan et al 1998; O'Callaghan and Boland 1999; Yaakub et al 1999; O'Callaghan et al2000). Assim, o desenvolvimento corporal, via ganho de peso, e uma adequada absorção de energia resultaram em estabelecimento dos ciclos estrais regulares no lote suplementado com concentrado (CONC), Tabela 3.

O hipotálamo, ao detectar que as condições internas e externas do animal, estão adequadas, estabelece o ciclo estral regular através da liberação de GnRH ( Hormônio Liberador de Gonadotrofina), que promove a liberação de FSH pela adeno-hipófise, e este determina o desenvolvimento folicular. O desenvolvimento folicular resulta em produção de estrógeno, que determina as características sexuais primárias e secundárias, inibe a liberação de FSH e estimula a liberação pulsátil de LH (Hafez and Jainudeen 1995).

Para McClure (1972), a hipoglicemia resultante da subnutrição severa e por longo período de tempo deprime a atividade nervosa com redução na secreção de GnRH pelo hipotálamo e menor atividade ovariana. De acordo com McCann and Hansel (1986), durante o jejum crônico o nível sanguíneo de glicose pode reduzir, devido a sua utilização oxidativa pelos tecidos dependentes desta forma de energia, como por exemplo, o sistema nervoso central. Quando o suprimento energético é inadequado, há a presença de corpos cetônicos que promovem a redução na secreção de GnRH e causam uma redução conseqüente na ação ovariana. A utilização da glicose é muitas vezes maior no hipotálamo do que na hipófise, sendo a glicólise importante para a secreção de aminoácidos nesses tecidos para a formação de hormônios peptídeos, justificando desta forma, o nível de energia da suplementação CONC, em relação às demais suplementações.


Conclusão


Referências

Bines J A and Hart I C 1984 The response of plasma insulin and-other hormones to intraruminal infusion of VFA mixture in cattle; Canadian Journal Animal Science 64: 304.

Bressan M, Verneque R S e Moreira P 1999 A Produção de leite em Goiás; Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora, MG, 310p.

Exton J H 1979 Hormones and energy metabolism; New York: Plenum Press, 125p.

Fries L A 1998 Genética de gado de corte orientado para a lucratividade. In: Lobato J F P, Barcelos J O J e Kessler A M (Editors) Produção de bovinos de corte; Porto Alegre: EDI-PUCRS, p. 193-234.

Galati R L and Ezequiel J B 2003 Importância da suplementação mineral protéica durante a estação da seca. Serrana, Nutriçao animal, Boletins técnicos: http://www.serrana.com.br/

Garcia-Bojalil C M, Sataples C R, Thatcker W W and Drost M 1994 Protein intake and development of ovarian follicles and embryos of superovulated nonlactating dairy cows; Journal of Dairy Science 77:.2537-2548. http://jds.fass.org/cgi/reprint/77/9/2537

Goodrich R D, Garret J E, Gast D R, Kirich M A, Larson D A and Meiske J C 1984 Influence of monensin on the performance of cattle; Journal of Animal Science 58: 1484.

Hafez E S E and Jainudeen M R 1995 Bovinos e bubalinos. In: Hafez E S E Reprodução animal; São Paulo: Manole 582p.

Hess B W 2002 Estratégias para antecipar a puberdade em novilhas. In: Curso novos enfoques na produção e reprodução de bovinos, 4, Uberlândia. Anais…Uberlândia, p. 118-126.

Kone P, Machado P F and Look R M 1989 Effect of the combination of a monensin and isoacids on rúmen fermentation in vitro; Journal of Dairy Science 72: 2767-2771.

Machado P F and Madeira H M F 1990 Manipulação de nutrientes em nível de rúmem - Efeitos do uso de ionóforos; Bovinocultura de Corte/ Sociedade Brasileira de Zootecnia. Piracicaba: FELQ.

McCann J P and Hansel W 1986 Relationships between insulin and glucose metabolism and pituitary-ovarian function in fasted heifers; Biology Reproduction 34: 630-641.

McClure T J 1972 Blood glucose and female infertility; Veterinary Record 91 Volume 7, p. 193

Najera A L 1990 Efeitos genéticos sobre características reprodutivas e ponderais de duas populações de bovinos da raça Nelore. Belo Horizonte:UFMG, 150p. Dissertação.

Nolan R, O'Callaghan D, Duby R T, Lonergan P and Boland M P 1998 The influence of short-term changes on follicle growth and embryo production following superovulation in beef heifers; Theriogenology 50: 1263-1274.

O'Callaghan D and Boland M P 1999 Nutritional effects on ovulation, embryo development and the establishment of pregnancy in ruminants; Animal Science, 68: 299-314.

O'Callaghan D, Yaakub H, Hyttel P 2000 Effect of nutrition and superovulation on oocyte morphology, follicular fluid composition hormone conentration in ewes; Journal of Reproduction and Fertility 118: 303-313.

Patterson J A, Belya R L , Bowman J P, >> Kerley M S and  Williams J E 1994 The impact of forage quality on supplementation regim on ruminant animal intake and performance; In: Forage, quality, evolution and utilization. Fahey Jr G C (editor). ASA, C. SSA, Madson, Wisconsin, p. 59-114.

Paulino M F 1999 Mistura múltipla na nutriçào de bovinos de corte a pasto; In: Simpósio Goiano sobre Produção de Bovinos de Corte do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, p.95-104.

Pereira J C C 2000 Contribuição do zebu na pecuária bovina do Brasil. Informativo Agropecuário, Belo Horizonte, 21 (205), p. 30-38.

Ribeiro Júnior J I 2001 Análise estatísticas no SAEG. Viçosa - UFV, 301p.

Santos E D G, Paulino M F, Queiroz D.S, Fonseca D M, Valadares Filho S C e Lana R P 2004 Avaliação de pastagem diferida de braquiaria decumbens Stapf. 2. Disponibilidade de forragem e desempenho animal durante a seca. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 33 (1), p.214-224.

Shaw D W, Farim P W, Washburn and Britt J H 1995 Effect of retinol palmitate rate and embryo quality in superovulated cattle; Theriogenology 44: 51-58.

Sokal R R and Rohlf F J 1981 Biometry - The principles and pratice of statistics; In: Biological research. New York:W H Feeman and Company.

Stabenffeldt G H and Edqvist L E 1996 Processos reprodutivos na fêmea; In: Swenson M J e Reece W O. Fisiologia dos animais domésticos. 11ediçao. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A. 841p.

Thomas M G, Bao B and Williams G L, 1997 Dietary fats varying in their fatty acid composition differentially influence growth in cows fed isoenergetic diets; Journal of Animal Science 75: 2512-2519.

Yaakub H, O'Callaghan D and Boland M P 1999 Effect of type and quality of concentrates on superovulation and embryo yield in beef heifers; Theriogenology 51: 1259-1266.

Zervoudakis J T, Paulino M F, Detmann E, Filho S C V, Lana R P and Cecon P R 2002 Desempenho de novilhas mestiças e parâmetros ruminais em novilhos, suplementados durante o período das águas. Revista Brasileira de Zootecnia, (31), Volume 2, p. 1050-1058 (suplemento).


Received 21 July 2005; Accepted 30 March 2006; Published 22 June 2006

Go to top